21 de Setembro de 2017, simplesmente histórico para São Paulo e para toda a América do Sul. Norte-Americanos e britânicos se reuniram para o primeiro dia da São Paulo Trip, marcado pelo primeiro show do The Who, que dispensa apresentações, em solo Sul-americano.
Primeira atração da noite, Alter Bridge não teve o público que mereceu e, tocando cedo (18h15), se apresentou para cadeiras superiores vazias e uma pista Premium bem reduzida. Se grande parte do público ainda não havia chegado, quem estava presente acompanhou cada canto, solos e riffs da banda liderada por Myles Kennedy.
Quem acompanhou a banda viu um supergrupo, que com certeza mereceria um show para um público maior, mas difícil com The Who e The Cult.
Tocando por volta de 1h, a banda embalou o público em músicas como Blackbird, Open Your Eyes e apresentou o seguinte setlist:
- Come To Life
- Addicted to Pain
- Ghost of Days Gone By
- Cry of Achilles
- Crows On a Wire
- Waters Rising
- Isolation
- Blackbird
- Open Your Eyes
- Metalingus
- Rise Today
Segunda banda da noite, às 19h30 The Cult subia ao palco e começava seu primeiro show em São Paulo desde 2011.
Logo no inicio, Rain mostrava que teríamos uma pegada "mais nervosa" e também um público, que era composto por muito fãs ansiosos em verem a banda depois um longo tempo.
Arriscando algumas palavras em português, eles deixaram o público dividir o vocal em músicas como Sweet Soul Sister e She Sells Sanctuary.
O show encerrou com Love Removal Machine e teve o seguinte setlist:
- Wild Flower
- Rain
- Dark Energy
- Peace Dog
- Lil' Devil
- Deeply Ordered Chaos
- The Phoenix
- Rise
- Sweet Soul Sister
- She Sells Sanctuary
- Fire Woman
- Love Removal Machine
Com show marcado para às 21h30, desde meia hora antes o público já enchia grande parte das pistas e arquibancadas (exceção ficou pro fundão, setor mais barato do show) e era nos olhares e movimentos de cada um o quanto estavam ansiosos para pela primeira vez, em mais de 50 anos, assistirem ao vivo Roger Daltrey, Pete Townshend e companhia.
Na pontualidade britânica do evento, exatamente às 21h30 aparecia no telão "Mantenha calma aí vem o The Who" e já começava a ser tocada a inconfundível intro de I Can't Explain.
Já conversando com o público, Pete disse: "São Paulo, que ótimo ver vocês. Esta é nossa primeira vez na América do sul, nossa primeira vez no Brasil. Estamos muito felizes de estar aqui"e mandaram hits atrás de hits, como a sequência (de tirar o fôlego) Who Are You, The Kids Are Alright, I Can See for Miles e My Generation, uma das de maior sucesso de banda e que, ao ser tocada por dois membros originais e o filho de Ringo Starr na bateria, se passava como um filme na cabeça do admirador mais fiel do rock clássico.
Um pouco a seguir, Join Together era levada ao pé da galera pelo público que cantou junto e, minutos depois, foi ao delírio com uma trinca do disco Quadrophenia, momento que Pete pegou o violão para tocar I'm One e seguiu o show com The Rock, enquanto exibia no telão do fundo imagens da guerra do Vietna, trecho de jornal com o John Lennon (e o público com os aplausos para o eterno Beatle), além de um trecho onde Zak Starkey roubava a cena, mostrando mais dos seus talentos na bateria.
Quem também roubava a cena era Roger e Pete, que, respectivamente, em diversos momentos girava o microfone pra lá, pra cá, fazia suas típicas palhetadas e era correspondido com gritos e coros de "Who, Who, Who".
Chegando no final do show, a clássica Baba O' Riley foi tocada, seguida de Won't Get Fooled Again (última do repertório oficial), com a banda saindo do palco.
Atendendo a pedidos, eles voltaram com 5:15 e Substitute. Já cansados, fizeram a última música, agradeceram ao público e se despediram dizendo "Go home".
Após 2h de show, o encore com 5:15 e Substitute encerrou a passagem do The Who em São Paulo.
O setlist foi o seguinte:
I Can't Explain
The Seeker
Who Are You
The Kids Are Alright
I Can See for Miles
My Generation
Bargain
Behind Blue Eyes
Join Together
You Better You Bet
I'm One
The Rock
Love, Reign O'er Me
Eminence Front
Amazing Journey/Sparks
Pinball Wizard
See Me, Feel Me
Baba O'Riley
Won't Get Fooled Again
5:15
Substitute
Vídeo compacto dos shows:
The Seeker
Who Are You
The Kids Are Alright
I Can See for Miles
My Generation
Bargain
Behind Blue Eyes
Join Together
You Better You Bet
I'm One
The Rock
Love, Reign O'er Me
Eminence Front
Amazing Journey/Sparks
Pinball Wizard
See Me, Feel Me
Baba O'Riley
Won't Get Fooled Again
5:15
Substitute
Vídeo compacto dos shows: